sábado, 7 de outubro de 2017

Tarte Tatin de pera rocha, nozes e vinho do Porto com ganache de chocolate

A tarte Tatin é tradicional francesa e tem o nome de quem a inventou, ainda que de forma acidental. É confecionada a partir de um caramelo de manteiga, maçãs e canela, sobre as quais se coloca uma massa folhada. 
Diz-se que uma das irmãs Tatin, proprietária de um conhecido restaurante, perdeu-se em conversas com os seus clientes, esquecendo-se de que teria de fazer a sobremesa. Com a pressa, colocou as maçãs e a calda de caramelo na forma, esquecendo-se de colocar na base a massa. Assim sendo, mal deu conta do erro, decidiu colocar a massa por cima, de forma a não estragar os ingredientes e todo o seu trabalho. A nova tarte foi muito apreciada pelos seus clientes que, muitas vezes, iam propositadamente ao restaurante para degustá-la.
Aproveitando que abundam aqui por casa as pernas rochas, decidi recriar esta tarte com pêras, acrescentei-lhe vinho do Porto, nozes e reguei-a com um delicioso ganache de chocolate. Uma combinação que resultou na perfeição e que satisfez os nossos tão exigentes palatos.

Ingredientes para a tarte

1 massa folhada redonda
4 peras rochas grandes
2 colheres de sopa de manteiga dos Açores
2 colheres de sopa de açúcar moreno intenso
2 colheres de sopa de vinho do Porto
Canela q.b.
1 mão cheia de miolo de noz

Ingredientes para o molho de chocolate

1 colher de sopa de óleo de côco
100 gr de chocolate de culinária de boa qualidade
1 colher de sopa de vinho do Porto
2 colheres de sopa de leite

Procedimento

Numa frigideira derreta a manteiga com o açúcar e acrescente as peras descascadas e partidas em fatias grossas. Regue com o vinho do Porto e salpique com canela a gosto. De seguida, acrescente as nozes e deixe caramelizar as peras lentamente sem, no entanto, as deixar desfazer.
Entretanto, forre uma tarteira com papel vegetal, sobre o qual deverá colocar o caramelo de pera. Sobre o caramelo, disponha a massa folhada, dobrando as pontas para baixo. Pique a massa com um palito e leve a tarte ao forno pré-aquecido a 180 graus, durante 30 m.
Enquanto coze a tarte, prepare o ganache de chocolate: leve ao lume, em banho maria , o chocolate partido em pedaços, o óleo de côco, o leite e o vinho do Porto, deixando que todos os ingredientes fiquem bem fundidos.
Depois de a tarte estar pronta, desenforme com cuidado e regue-a com o ganache de chocolate.

Delicie-se e seja feliz!














Sem comentários:

Enviar um comentário